
Entenda definitivamente o que é Marca e o que é Patente
REGISTRO DE MARCA:
​
Marca, a palavra já diz tudo, MARCAR. Significa: qualidade, fidelidade e preservação do seu patrimônio.
Quando vamos iniciar um negócio, lançar um produto, algo que queremos que o mundo não esqueça ... O primeiro passo é pensar no nome, em um desenho marcante.
A marca é a identidade do seu negocio, não adianta abrir á empresa, trabalhar em todo marketing e por ultimo realizar o Registro junto ao Órgão Federal, o primeiro passo é proteger sua ideia, realize uma busca de anterioridade, faça o pedido do Registro, para que não tenha problemas futuramente ao usar uma marca que já tem dono, ou onde seu concorrente imitam suas ideias e começam á prejudicar seus lucros! com o registro você tem garantias contra o uso indevido.
Ter o domínio do seu Nome Fantasia, é primordial, é essencial, para que traga vantagens no andamento do seu negocio, e agregam valor aos produtos ou serviços prestados.
Com dúvidas se o que criou se enquadra nesse registro? Vamos te ajudar.
Se você possui algum negócio, provavelmente seus produtos ou serviços devem ter uma marca. Podem ser palavras, letras, combinação de cores, elementos figurativos (logos), nomes, numerais, entre outros .. tem essas criações?
Vamos protege -lá, e ter a vingência da Marca por 10 anos.
Sua Marca é a Vitrine do seu Negócio. É Através dela que sua Empresa será lembrada por todos.
Cadastre-se agora no site, que logo um de nossos técnicos entrarão em contato para te auxiliar, ou ligue agora, será um prazer te-lô como cliente e te ajudar a proteger o que é seu.
Para dar o primeiro passo, é fundamental analisar a expressão que foi escolhida como marca para entender se não há nenhuma proibição para o seu registro. Esse estudo envolve a análise da legislação e, sobretudo, a realização de uma busca de anterioridade da sua marca.
​
Essa busca é uma espécie de pesquisa que conduzimos utilizando softwares especiais e exclusivos, que acessam de forma inteligente e com diversos filtros, o banco de dados do INPI, para identificar marcas que possam guardar alguma relação ou semelhança com a sua. Com esse resultado em mãos, nosso time de especialistas conseguirá elaborar um parecer seguro sobre a possibilidade de sucesso de registro da sua marca.
É muito comum a confusão entre patente e marca. Corriqueiramente vemos alguém dizer que sua marca está patenteada, ou que tem a patente de sua marca. Mas não é bem assim.
O termo PATENTE é utilizado para identificar um título de propriedade sobre uma invenção ou modelo de utilidade e, portanto, não tem nada a ver com MARCA. Assim, a invenção é patenteada e a marca é registrada.
​
A patente é, como dissemos, o título conferido pelo Estado àquele que inventou (pode ser produto ou processo) algo e que não está contido nas proibições da lei. Para que a invenção possa ser patenteada, além do rigoroso e (lamentavelmente) lento processo, é preciso que reúna alguns requisitos, como novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.
​
Há também a patente de Modelo de Utilidade que protege um objeto de uso prático ou mesmo uma parte deste, apresentando uma nova forma ou disposição, que envolva, necessariamente, um ato inventivo e que tenha como resultado uma melhoria funcional no seu uso ou fabricação.
​
O que diz a Organização Mundial da Propriedade Intelectual
​
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual, conhecida pela sigla OMPI, declara que uma patente é “um direito exclusivo que se concede sobre uma invenção. Em termos gerais, uma patente faculta ao seu titular decidir se a invenção pode ser utilizada por terceiro e, nesse caso, de que forma. Como contrapartida desse direito, no documento de patente publicado, o titular da patente coloca à disposição do público a informação técnica relativa à invenção”.
​
Exemplos de patentes
​
São exemplos de atentes de invenções, os remédios (sim, a fórmula dos remédios é protegida por patente e os chamados genéricos são aqueles produzidos quando o prazo da patente já expirou) e de modelo de utilidade, as ferramentas.
​
Afinal, para patentear algo é necessário que minha invenção seja absolutamente inovadora?
Apesar de parecer complexo e exigir a ajuda de profissionais especializados, não é somente o produto ou processo radicalmente inovador que pode ser patenteado. Muitas invenções e, consequentes patentes, são oriundas de modificações ou adaptações em algo já existente.
​
Posso patentear no Brasil um produto que conheci no exterior?
​
Se você conheceu um produto ou processo inovador, em sua viagem para o exterior, ou mesmo navegando pela internet, e pensou em abrir um negócio no Brasil, para explora isso, muito cuidado, pois provavelmente você não conseguirá obter uma patente.